quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prevenir-se do Vírus HPV é preciso

cartaz
A Prefeitura de Araripina inicia no dia 02 de março segunda-feira, a Campanha Nacional Contra o Vírus HPV. De acordo com informações da coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Giovanna Modesto Lima, a campanha contemplará meninas, na faixa etária de 09 a 11 anos, com o objetivo central de prevenir o câncer do colo do útero.

“Começamos por essa idade, porque a quantidade de meninas nesta faixa é significativa. A idéia é vacinar e fazer o acompanhamento de todas”, explicou a coordenadora do programa.
Na cidade a campanha irá em todas as escolas municipais, estaduais e particulares, na zona rural, a vacinação será feita nas Estratégias da Sáude.
Com uma equipe composta de enfermeiros, as alunas poderão tomar a vacina dentro da escola e receber uma explanação sobre o tema.
Conforme orientação da coordenadora do programa, a estratégia foi montada para atender uma expectativa de mais de 2.000 meninas, no ano de 2014, foram vacinadas 2.297, a campanha não tem prazo determinado para terminar. É dessa forma que nossa equipe, busca mais saúde e qualidade de vida para nossa população”, destacou Giovanna, acrescentando que se a menina não tomar na escola, a mãe deve buscar a Unidade de Saúde mais próxima.
Sobre o HPV
  HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
Vacina
A vacina contra o vírus é feita por meio de doses. Para recebê-las, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, será vacinado o primeiro grupo (09 a 11 anos).
Mas, atenção, a adolescente não deve tomar a vacina contra o HPV se:
  • Tiver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina; • Estiver grávida; • Desenvolver sintomas de hipersensibilidade graves após receber uma dose da vacina HPV; • Não tiver autorização do responsável.
A prefeitura de Araripina, através da Secretaria Municipal de Saúde, promovendo a prevenção, e assim oferecer melhor saúde aos seus munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário