Uma das maiores queixas da cidade de Araripina nos últimos anos foi com relação a coleta do lixo urbano. Em 31 de dezembro terminou o contrato com a empresa que vinha operando esse serviço e em meados de janeiro o prefeito Alexandre Arraes, depois de uma pesquisa de mercado, identificou a URBE Construções, especializada nessa atividade e que tem sedes em Recife e Petrolina, estando atualmente em cidades como Ipojuca, Exu, Floresta e a própria Petrolina, com equipe experiente e comprovadamente preparada para os desafios de cuidar de um dos serviços mais importantes para a população.
Na manhã desta segunda-feira (06/02) o prefeito Alexandre Arraes esteve no escritório da empresa para acompanhar as primeiras atividades da URBE que está colocando toda uma estrutura em operação e a serviço da limpeza urbana em Araripina. “De imediato recrutamos mais de cem homens para trabalhar na varrição e coleta”, explicou o gerente Jair, que disse já haver percorrido os bairros da cidade e as sedes de distritos para conhecer a realidades de todos esses espaços.
Inicialmente, a URBE vai utilizar dois compactadores para fazer a coleta domiciliar; quatro caçambas basculantes e um caminhão carroceria para a coleta de entulhos. Esses equipamentos completam o quadro de coleta mecanizada. No quadro de varrição serão utilizados contentores de 100 litros e carrinhos Lutocar, com a devida equipe de pessoal em todas as ruas.
O desafio da URBE em Araripina não é dos menores, vez que existem muito lixo e entulho acumulado e uma freqüente queixa da população. Segundo o gerente Jair, entre 15 e 20 dias a população da cidade e dos distritos já vai sentir a esperada diferença e depois é só manter o nível de excelência dos serviços de limpeza urbana, com uma coleta diária e sem falha. Mas também contando com a indispensável disciplina dos usuários, onde a população precisa participar, colocando o lixo nas calçadas apenas nos horários programados para o carro compactador recolher.
Texto: Iveraldo Nascimento
Fotos: Fabiano Alencar
Texto: Iveraldo Nascimento
Fotos: Fabiano Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário