terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Se Liga e Acelera: o legado de Senna ajudando a educação do Araripe


Ayrton Senna, considerado por muitos o maior ídolo do esporte nacional, tinha uma característica que foi reconhecida com ele ainda em vida e ganhou mais aderência com o seu falecimento: a generosidade. Sempre atento a realidade do seu país, esta virtude do tricampeão de Fórmula 1 continua viva através do Instituo Ayrton Senna, organização não-governamental criada por sua família com a finalidade de promover a justiça social tão sonhada por ele.

A Secretaria de Educação de Pernambuco possui uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e através desta união, a GRE Sertão do Araripe vem trabalhando com dois programas reconhecidamente importantes: Se Liga e Acelera Brasil. Entenda, abaixo, como funcionam:


Definição: o programa, criado em 1999, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. 

Objetivos: em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.


Definição: criado em 1997, o Acelera é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.

Objetivos: contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a  realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.


Nossa Gerência enxerga a importância destes programas e por isso vem buscando fortalecê-los ainda mais. No ano de 2013, eles estiveram presentes em sete cidades do Araripe (Araripina, Bodocó, Ipubi, Exu, Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena), alcançando a marca considerável de 32 turmas do Se Liga e 12 do Acelera, totalizando 44 salas de aula dedicadas a estes programas e agregando conhecimentos e inclusão a 703 alunos. Para que isso seja possível, são mais de 70 colaboradores empenhados em fazer valer os objetivos dos programas. De acordo com a gestora da GRE Sertão do Araripe, professora Jucileide Lopes, estas ferramentas contribuem decisivamente na vida destes estudantes e por isso ganham da Regional de Educação todo o respaldo para que possam funcionar adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário