quarta-feira, 24 de julho de 2013

Programa Saúde no Campo será lançado hoje


A Prefeitura de Araripina lança na tarde de hoje (24) o Programa Saúde no Campo. O lançamento do Programa será na Serra da Torre, zona rural de Araripina a partir das 17hs com a presença do prefeito Alexandre Arraes e de diversas autoridades políticas e sociedade em geral.

O Saúde no Campo irá revolucionar o atendimento médico das pessoas que residem na zona rural de Araripina com uma Unidade Móvel de Saúde que irá percorrer sítios e serras que não estão ligados a nenhuma Estratégia de Saúde da Família – ESF, e por consequência, os moradores destes locais encontram dificuldade em ter acesso aos serviços de saúde do município.

Dentro da Unidade Móvel de Saúde as pessoas poderão fazer consultas em diversas áreas, além de vacinação e tratamentos odontológicos. Tudo acompanhado por médicos, dentistas e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde. Os agendamentos de consultas e tratamentos serão realizados na própria Unidade Móvel.

Para o prefeito Alexandre Arraes, o Programa Saúde no Campo vai transformar a realidade das pessoas que residem na zona rural e que utilizam os serviços de saúde seja nos distritos ou na sede do município. Ele destaca que Araripina possui uma zona rural extensa e que as pessoas precisam se deslocar muito para fazer uma consulta médica, por exemplo. “Nossas caminhadas pela zona rural de Araripina nos mostraram uma realidade que necessitava ser mudada, pois as pessoas percorriam grandes distâncias para usar dos serviços de saúde. A partir de agora, com o Saúde no Campo, estes serviços estarão na porta de cada morador e cada moradora da zona rural”, comemorou.

Dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010 apontam que 30.386 mil pessoas de um total de 77.363 habitantes de Araripina residem fora da cidade. Estes números aliados a um estudo realizado da Secretaria de Saúde foram determinantes para o planejamento, criação e execução do Programa Saúde no Campo.


Ainda de acordo com Alexandre Arraes esta iniciativa é uma maneira de valorizar a população rural de Araripina que vai ter mais conforto e comodidade para realizar seus tratamentos médicos. “A Unidade Móvel de Saúde permanecerá de 7 a 15 dias em cada comunidade da zona rural, de acordo com a necessidade de cada local. É tempo suficiente para realizar exames, consultas e tratamentos. É como se tivesse um Posto de Saúde na porta de cada sítio e serra de Araripina”, exemplificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário