sábado, 27 de abril de 2013

Apresentação multicultural anima manhã no mercado hortifrutigranjeiro


DSC07999

Uma grande festa repleta de artes, culturas e cores tomou conta do mercado hortifrutigranjeiro na manhã de hoje (27) com o Cultura Livre nas Feiras promovido pela Fundarpe e Prefeitura de Araripina através da Secretaria de Cultura. O clima bastante agradável atraiu chuva e o frio para festa.
Enquanto as pessoas faziam suas compras eram agraciadas com belas apresentações de poesia e dança, exposição de artesanatos e grafitagem além de música ao vivo. Toda essa mistura cultural envolveu os artistas e frequentadores do mercado hortifrutigranjeiro.
O prefeito Alexandre Arraes e a primeira dama Roberta Arraes foram prestigiar o evento que tem apoio integral da Prefeitura de Araripina através da Secretaria de Cultura.  O executivo destacou a importância das manifestações culturais realizadas por artistas de Araripina e reforçou o compromisso de realizar mais eventos como este. “Vamos promover a nossa cultura e valorizar os artistas de Araripina para que possam se apresentar outras vezes”, afirmou.
MULTICULTURAL
Hoje as apresentações ficaram por conta da artesã Suíte que faz objetos de decoração com papel jornal reciclado, da poetisa Kôka, a apresentação da quadrilha junina Lumiar, a grafitagem de Pêjota e a apresentação musical de Wanderley Feitosa. Também a exposição o artista Ricardo que monta quadros com pedaços de azulejo.
O grafiteiro Pêjota esteve no evento mostrando criatividade e ainda falou da importância em ter eventos culturais como este na cidade.  “Espero que continue sendo realizados importantes eventos culturais como este, só assim poderemos mostrar a sociedade araripinense os artistas que temos com suas diversidades, então parabéns ao prefeito Alexandre Arraes, ao Secretário Lídio por iniciativas como esta”, disse o artista.
O Secretario de Cultura Lídio Santiago reforçou o compromisso da Prefeitura em trazer ações em parceria com o Governo do Estado para dar oportunidade aos artistas locais montarem seu currículo artístico e serem remunerados por isto.
Quem passava pelo local das apresentações era surpreendido com as diversas manifestações culturais e também um espetáculo de cores, criatividade e principalmente muita alegria.

INTEGRAÇÃO
O Cultura Livre nas Feiras é uma parceria entre Fundarpe e Prefeitura de Araripina que proporciona que os artistas locais mostrem sua cultura e sejam remunerados pelas apresentações. A Secretaria de Cultura cadastrou centenas de artistas da cidade e envia para a Fundarpe selecionar os que irão se apresentar de acordo com o cronograma do Governo do Estado.
Na edição deste sábado outras Secretarias também contribuíram com o projeto. A Secretaria de Meio ambiente levou cestos de lixo feitos com pneus reciclados para exposição, a de Saúde realizou vacinação contra a gripe para idosos acima de 60 anos e a Secretaria de Esportes estava realizando as inscrições da Corrida do Trabalhador que acontece dia 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário