terça-feira, 9 de abril de 2013

Diretoria da Amupe reafirma críticas ao Governo Federal
















A diretoria da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) esteve reunida nesta segunda-feira (8) para discutir as próximas ações da entidade frente aos problemas que os municípios estão enfrentando, especialmente nas questões relativas à seca e a prorrogação da redução do IPI. Além da diretoria e de presidentes de consórcios, cerca de 30 prefeitos participaram do encontro.

“A hora é de unir esforços, quem está politizando presta um desserviço a população, estamos falando de uma dura realidade que aflige os municípios  e isso não pode deixar de ser dito”, afirmou o presidente José Patriota (PSB).

Os prefeitos também sugeriram que o debate fosse regionalizado para fortalecer as ações. “Vamos envolver as demais associações do Nordeste porque a necessidade da descentralização dos recursos para as questões emergenciais é de todos. Até reconhecemos a boa vontade do ministro Fernando Bezerra, mas a falta de sensibilidade da equipe econômica do Governo Federal fez com que essa reivindicação não fosse atendida”, ponderou Patriota.

O prefeito de Goiana, Fred Gadelha (PDT) sugeriu que a Amupe entrasse com uma ação coletiva (sobre a desoneração do IPI) a exemplo do município de Pesqueira e que outros assuntos urgentes como a questão de resíduos sólidos também precisavam entrar em pauta.

Daniel Alves (PP), prefeito de Chã Grande ressaltou a situação caótica que os municípios se encontram. “Nos sentimos impotentes diante de uma questão básica que é dar água para a população. Maquinário não resolve os problemas”, desabafou.

Ao fim do encontro, Patriota informou que participa, na próxima semana, de reunião com os demais presidentes de associações municipalistas e a Confederação Nacional dos Municípios na próxima semana, no Rio Grande do Sul, onde serão definidos os temas da Marcha dos Municípios à Brasília deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário