terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Produtores locais de Cultura recebem capacitação da Fundarpe


A Secretaria de Cultura de Araripina juntamente com a Prefeitura Municipal e a Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco realizaram na segunda-feira, 23, na sala de videoconferência da Autarquia Educacional do Araripe uma capacitação para os produtores culturais do município.
O evento contou com a presença do Secretario de Cultura, Lídio Santiago e sua equipe e reuniu mais de 30 produtores culturais de Araripina nos mais diversos ramos como música, dança, artesanato, literatura, grafitagem entre outros.
A capacitação foi ministrada pela produtora cultural Roseane Ferreira que juntamente com Marilia Lima, Orientadora Pedagógica da Fundarpe passaram a tarde dando explicações de como os produtores culturais podem cadastrar seus projetos junto à Fundação e obter recursos para realizar seus projetos. No ano de 2012 o Governo do Estado de Pernambuco liberou cerca de 22 milhões de reais para serem investidos na Cultura Pernambucana.
De acordo com Roseane Ferreira o maior objetivo desta capacitação é passar para as pessoas que fomentam a cultura local as experiências vividas com a elaboração e aprovação de projetos pelo Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura – e ter a alegria de ver a cultura do Sertão sendo mostrada.
Ao longo das explicações os produtores fizeram perguntas de como realizar seus cadastros, quais as documentações exigidas pelo Funcultura além de quando terá início o próximo processo licitatório.
O Secretario de Cultura Lídio Santiago afirmou que é necessário iniciar um processo de valorização da cultura Araripinense. “A presença da Fundarpe em Araripina mostra o enorme potencial que temos a explorar e cabe a nós mostrarmos para todo o Estado a nossa Cultura rica e diversificada”, afirmou.
Para Marilia Lima a capacitação de Araripina superou as expectativas e reuniu uma grande quantidade de artista que tem muito valor a mostrar. “Ficamos muito satisfeitas em participar de um evento que contou com uma diversidade de atividades culturais e uma população ativa na produção cultural”, disse Marilia Lima.
A capacitação já passou por vários municípios do Sertão como Bodocó e Ouricuri e continua na quarta-feira quando visitará a cidade de Exú.
Para maiores informações basta acessar o site http://www.fundarpe.pe.gov.br/ ou então entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário