terça-feira, 28 de maio de 2013

Araripina realiza1ª Audiência Pública dos Indicadores do Programa Pacto pela Saúde




O prefeito Alexandre Arraes e a secretária de Saúde de Araripina Glória Beatriz Machado receberam hoje (28) pela manhã no Centro Tecnológico do Araripe a diretora da IX GERESDrªDanyellaKessea Travassos Torres de Paiva para a 1ª Audiência Pública do Pacto pela Vida, onde foi apresentado os indicadores que mostram a qualidade dos serviços públicos de saúde em Araripina e cidades da região, bem como suas deficiências ainda a serem melhoradas.


Na audiência foram debatidos vários temas de saúde pública, um dos principais foi o número de óbitos causados por acidentes no trânsito, do qual levou um grande enfrentamento de debates entre eles com várias lideranças da ordem pública da saúde municipal, representantes do corpo de bombeiros, polícia militar, representante do Detran, secretários de outras pastas do município, vereadores e público presente onde defenderam que a Educação é o único meio de serviço que pode fazer com que o número de acidentes e mortes causado por motoristas e motoqueiros possam ser diminuído dentro da cidade e rodovias.


De acordo com o Prefeito Alexandre Arraes é preciso que haja ainda mais compromisso dos profissionais da saúde para que os números apresentados possam ser melhorados pelo bem comum da sociedade. “Estamos trabalhando neste compromisso de desempenhar políticas públicas para o grande enfrentamento da diminuição de riscos em todas as áreas que possa afetar a saúde do nosso povo, levando até eles a segurança, a educação, fazendo um trabalho de conscientização, pois só iremos conseguir uma melhor avaliação deste gráfico apresentado com o continuo interesse e aunião do governo com os órgãos civis e a sociedade”, enfatizou o gestor.

A diretora da XI GERESDanyellaKessea Travassos Torres de Paiva destacou que para uma primeira audiência do Programa Pacto pela Saúde no município trouxe resultados inesperados. “Aconteceu o debate que precisávamos ter para conhecer o interesse de cada um em parceria com os governos para que haja de fato o melhoramento dos indicadores apresentados hoje. É preciso acontecer estes encontros para o acrescentamento das avaliações e dos resultados que buscamos”, disse.

Entenda o Programa
O Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão inédita, criada em 2011, que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Para alcançar as metas estabelecidas, a SES acompanha, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado e que têm relação direta com as mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis, que são aquelas que poderiam não ter ocorrido (em sua totalidade ou em parte) se houvesse a presença efetiva de serviços de saúde em uma determinada região.

Ascom Araripina (Fotos: Fabiano Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário